Animação UPOV : o grande roubo das sementes by GRAIN & Alianza Biodiversidad | 16 Feb 2021 Semillas | Multimedia Para ajudar a entender a UPOV, apresentamos para vocês esta breve animação que procura explicar de maneira simples por que a UPOV é um acordo que tenta se apropriar e privatizar as sementes desenvolvidas durantes milhares de anos pelos povos do mundo e por que devemos resistir a ela e exigir seu desmantelamento. Para ajudar a entender a UPOV, apresentamos para vocês esta breve animação que procura explicar de maneira simples por que a UPOV é um acordo que tenta se apropriar e privatizar as sementes desenvolvidas durantes milhares de anos pelos povos do mundo e por que devemos resistir a ela e exigir seu desmantelamento.
Controle digital: a entrada das Big Techs na produção de alimentos e na agricultura (e o que isso significa) by GRAIN | 29 Ene 2021 Corporaciones As maiores empresas de tecnologia e plataformas de distribuição do mundo, como Microsoft e Amazon, começaram a entrar no setor de alimentos. O que isso significa para pequenos agricultores e sistemas alimentares locais? Esse movimento está levando ao fortalecimento de uma poderosa integração entre as empresas que fornecem insumos agrícola e aquelas que controlam o fluxo de dados e têm acesso aos consumidores. As maiores empresas de tecnologia e plataformas de distribuição do mundo, como Microsoft e Amazon, começaram a entrar no setor de alimentos. O que isso significa para pequenos agricultores e sistemas alimentares locais? Esse movimento está levando ao fortalecimento de uma poderosa integração entre as empresas que fornecem insumos agrícola e aquelas que controlam o fluxo de dados e têm acesso aos consumidores.
Operações no mercado de terras do fundo de pensão TIAA e da universidade de Harvard são julgados ilegais by AATR, Rede Social, GRAIN | 17 Dic 2020 Tierra O Instituto Nacional de Reforma Agrária e o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia reconheceram que os maiores compradores estrangeiros de terras agrícolas no Brasil, o gestor do fundo de pensão TIAA e o fundo de investimento da Universidade de Harvard, adquiriram ilegalmente centenas de milhares de hectares de terras agrícolas na região do cerrado. O Instituto Nacional de Reforma Agrária e o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia reconheceram que os maiores compradores estrangeiros de terras agrícolas no Brasil, o gestor do fundo de pensão TIAA e o fundo de investimento da Universidade de Harvard, adquiriram ilegalmente centenas de milhares de hectares de terras agrícolas na região do cerrado.
Do golpe político ao golpe fundiário no Brasil by ATTR, ABRA, CPT, GRAIN | 16 Dic 2020 Tierra A chamada Lei da grilagem não só autoriza a regularização imediata de cerca de 40 milhões de hectares de terras públicas federais, como também desestrutura a política nacional de reforma agrária. Neste contexto, este Caderno aponta as principais alterações nas leis, as principais ilegalidades, assim como possíveis caminhos para o enfrentamento destas ameaçadas nos territórios e por toda a sociedade. A chamada Lei da grilagem não só autoriza a regularização imediata de cerca de 40 milhões de hectares de terras públicas federais, como também desestrutura a política nacional de reforma agrária. Neste contexto, este Caderno aponta as principais alterações nas leis, as principais ilegalidades, assim como possíveis caminhos para o enfrentamento destas ameaçadas nos territórios e por toda a sociedade.
História em quadrinhos: Como se relaciona a produção industrial de carne com a crise climática? by GRAIN | 11 Dic 2020 Clima | Multimedia A pandemia virou a vida de cabeça para baixo e nos levou a questionar uma série de coisas, inclusive a pecuária industrial e a produção industrial de carne. É por isso que estamos compartilhando a história em quadrinhos Como se relaciona a produção industrial de carne com a crise climática?, que explica de forma simples e direta por que a criação industrial de animais pode levar à devastação do clima do nosso planeta. A pandemia virou a vida de cabeça para baixo e nos levou a questionar uma série de coisas, inclusive a pecuária industrial e a produção industrial de carne. É por isso que estamos compartilhando a história em quadrinhos Como se relaciona a produção industrial de carne com a crise climática?, que explica de forma simples e direta por que a criação industrial de animais pode levar à devastação do clima do nosso planeta.
Vídeo: A violência e o abuso sexual contra mulheres em plantações industriais de dendê DEVEM ACABAR by Aliança informal contra as plantações industriais de dendê | 25 Nov 2020 O vídeo “NÃO à violência contra mulheres e meninas que vivem dentro e próximo a plantações de dendê” denuncia a violência contra as mulheres na África Ocidental e Central, cujas terras foram invadidas por plantações industriais de dendê. O vídeo “NÃO à violência contra mulheres e meninas que vivem dentro e próximo a plantações de dendê” denuncia a violência contra as mulheres na África Ocidental e Central, cujas terras foram invadidas por plantações industriais de dendê.
Cercas digitais: cercamento financeiro das terras agrícolas na América do Sul by GRAIN | 22 Sep 2020 Tierra Em todos os países analisados neste relatório, os cadastros com georreferenciamento passam a ser requisito tanto do processo de regularização fundiária, como para acesso a outras políticas públicas e de crédito no sistema financeiro pelo imóvel rural. Há um massivo investimento do Banco Mundial para a digitalização da governança da terra e dos recursos naturais sobre ela, como os U$ 45,5 milhões de dólares específicos para inscrição de imóveis rurais particulares do Cerrado brasileiro no Cadastro Ambiental Rural, ou os U$ 100 milhões de dólares para o cadastro multipropósito na Colômbia. Em todos os países analisados neste relatório, os cadastros com georreferenciamento passam a ser requisito tanto do processo de regularização fundiária, como para acesso a outras políticas públicas e de crédito no sistema financeiro pelo imóvel rural. Há um massivo investimento do Banco Mundial para a digitalização da governança da terra e dos recursos naturais sobre ela, como os U$ 45,5 milhões de dólares específicos para inscrição de imóveis rurais particulares do Cerrado brasileiro no Cadastro Ambiental Rural, ou os U$ 100 milhões de dólares para o cadastro multipropósito na Colômbia.
A biodiversidade é o melhor remédio contra pandemias by Diana Aguiar e Bruno Santiago | 24 Jul 2020 Entrevista com GRAIN e CPT sobre o papel central do agronegócio na eclosão e proliferação de pandemias zoonóticas e como, apesar disso, o agronegócio é tratado como atividade essencial, causando conflito e devastação, mesmo em tempos de #COVID19 Entrevista com GRAIN e CPT sobre o papel central do agronegócio na eclosão e proliferação de pandemias zoonóticas e como, apesar disso, o agronegócio é tratado como atividade essencial, causando conflito e devastação, mesmo em tempos de #COVID19
Agroimperialismo em tempos de Covid-19 by GRAIN | 18 Jul 2020 Os setores do agronegócio estão ganhando na loteria com a Covid-19. Enquanto os lucros da pandemia continuam altos, o que chega às camadas inferiores da sociedade é devastação. As consequências são mortais. Uma nova onda de ajuste estrutural está a caminho, com foco no aumento dos investimentos estrangeiros no agronegócio e na exportação de commodities agrícolas. Os setores do agronegócio estão ganhando na loteria com a Covid-19. Enquanto os lucros da pandemia continuam altos, o que chega às camadas inferiores da sociedade é devastação. As consequências são mortais. Uma nova onda de ajuste estrutural está a caminho, com foco no aumento dos investimentos estrangeiros no agronegócio e na exportação de commodities agrícolas.
Grilagem de terras de Harvard no Brasil é desastre para comunidades e alerta para especuladores by GRAIN & Rede Social de Justiça e Direitos Humanos | 11 May 2020 Tierra Nos oito anos seguintes à crise de 2008, Harvard investiu mais de 1 bilhão de dólares na aquisição de uma carteira global de terras agrícolas, que somaram cerca de 1 milhão de hectares entre Estados Unidos, Brasil, leste europeu, África do Sul, Nova Zelândia e Austrália. Esta estratégia de Harvard levou a instituição a avançar sobre alguns dos lugares com os piores conflitos agrários e ambientais do planeta. Nos oito anos seguintes à crise de 2008, Harvard investiu mais de 1 bilhão de dólares na aquisição de uma carteira global de terras agrícolas, que somaram cerca de 1 milhão de hectares entre Estados Unidos, Brasil, leste europeu, África do Sul, Nova Zelândia e Austrália. Esta estratégia de Harvard levou a instituição a avançar sobre alguns dos lugares com os piores conflitos agrários e ambientais do planeta.
Legalização do grande roubo de terras públicas no Brasil: agronegócio, desmatamento e o caldeirão de futuras pandemias by GRAIN | 30 Abr 2020 O modo de uso e ocupação do solo, a concentração de terra e recursos naturais, a destruição massiva de ecossistemas, e a crescente homogeneização das paisagens deveriam ser os pontos-chave do debate sobre crise sanitária e resiliência humana daqui em diante. O modo de uso e ocupação do solo, a concentração de terra e recursos naturais, a destruição massiva de ecossistemas, e a crescente homogeneização das paisagens deveriam ser os pontos-chave do debate sobre crise sanitária e resiliência humana daqui em diante.
Novas pesquisas sugerem que a criação industrial de animais, e não os mercados úmidos, pode ser a origem do Covid-19 by GRAIN | 30 Mar 2020 Corporaciones Há um conjunto crescente de evidências que apontam para uma história diferente sobre a origem do Covid-19. Sabemos agora que nenhum dos animais testados no mercado de frutos do mar de Wuhan deu positivo e cerca de um terço do conjunto inicial de casos relatados em pessoas em Wuhan desde o início de dezembro de 2019 não tinha nenhuma conexão com o mercado de frutos do mar, incluindo o primeiro caso relatado. Há um conjunto crescente de evidências que apontam para uma história diferente sobre a origem do Covid-19. Sabemos agora que nenhum dos animais testados no mercado de frutos do mar de Wuhan deu positivo e cerca de um terço do conjunto inicial de casos relatados em pessoas em Wuhan desde o início de dezembro de 2019 não tinha nenhuma conexão com o mercado de frutos do mar, incluindo o primeiro caso relatado.
As empresas de psicultura fazem tentativa capenga para resolver seu grande problema com o desmatamento no Cerrado by GRAIN | 6 Mar 2020 Em Dezembro, três importantes operadoras da indústria mundial de peixes e frutos do mar -Tesco, Nutreco e Grieg Seafood - anunciaram um plano para obter soja sustentável produzida no Cerrado, região notória pelo desmatamento e grilagem de terras. Em Dezembro, três importantes operadoras da indústria mundial de peixes e frutos do mar -Tesco, Nutreco e Grieg Seafood - anunciaram um plano para obter soja sustentável produzida no Cerrado, região notória pelo desmatamento e grilagem de terras.