O negócio da fome na América Latina by GRAIN | 28 Fév 2023 Entreprises América Latina é a maior exportadora de alimentos do mundo, mas 4 em cada 10 pessoas estão em situação de insegurança alimentar na região. Enquanto isso, corporações e investidores obtêm lucros recorde ao aprofundarem sistemas alimentares empobrecidos. América Latina é a maior exportadora de alimentos do mundo, mas 4 em cada 10 pessoas estão em situação de insegurança alimentar na região. Enquanto isso, corporações e investidores obtêm lucros recorde ao aprofundarem sistemas alimentares empobrecidos.
Estado brasileiro e corporações agroalimentares são condenadas por Ecocídio e Genocídio do Cerrado e seus povos by GRAIN | 13 Déc 2022 Terres O processo de ecocídio do Cerrado e genocídio dos povos-Cerrado acontece no contexto da guerra mais persistente de nosso tempo – e a mais difícil de vencer – que não acontece entre Estados-nação, mas é movida contra a natureza e os povos-natureza pelas grandes corporações e os homens que as comandam. O processo de ecocídio do Cerrado e genocídio dos povos-Cerrado acontece no contexto da guerra mais persistente de nosso tempo – e a mais difícil de vencer – que não acontece entre Estados-nação, mas é movida contra a natureza e os povos-natureza pelas grandes corporações e os homens que as comandam.
Fazendas, armas e a agro-diplomacia de Israel by GRAIN | 15 Nov 2022 Entreprises O agronegócio Israelita desenvolveu-se a partir de uma ocupação militarizada e ilegal de terras Palestinas e, nos últimos anos, o seu crescimento está intimamente ligado à promoção da agenda diplomática e económica de Israel no estrangeiro. Mais neste novo relatório. O agronegócio Israelita desenvolveu-se a partir de uma ocupação militarizada e ilegal de terras Palestinas e, nos últimos anos, o seu crescimento está intimamente ligado à promoção da agenda diplomática e económica de Israel no estrangeiro. Mais neste novo relatório.
Da Ásia à África: tentáculos de plantações de dendezeiros estão espremendo comunidades até que fiquem secas by GRAIN e KRuHA | 16 Sep 2022 Terres Em termos globais, nenhum cultivo cresceu mais rapidamente na última década do que o dendê. Essa expansão quase incontrolável deixa um profundo rastro de destruição e conflitos em torno de suas gigantescas áreas de plantações, do Sudeste Asiático à África Ocidental e Central. À medida que ocupam mais terras comunitárias, as empresas também se apoderam das fontes de água. Em termos globais, nenhum cultivo cresceu mais rapidamente na última década do que o dendê. Essa expansão quase incontrolável deixa um profundo rastro de destruição e conflitos em torno de suas gigantescas áreas de plantações, do Sudeste Asiático à África Ocidental e Central. À medida que ocupam mais terras comunitárias, as empresas também se apoderam das fontes de água.
Digitalização da terra: mais dados, menos terras by GRAIN | 13 Avr 2022 Terres A extração e compartilhamento de dados sobre as terras permite melhor “governança”, mas principalmente por aqueles que estão fora dos territórios. Para corporações e investidores, o acesso a informações atualizadas de um “perfil digital de terras” permite a consulta de forma rápida e atualizada, de qualquer parte do mundo, da situação legal, do tamanho, recursos naturais, como também de outros produtos financeiros, como os títulos de dívidas cobiçados pelo capital de risco. A extração e compartilhamento de dados sobre as terras permite melhor “governança”, mas principalmente por aqueles que estão fora dos territórios. Para corporações e investidores, o acesso a informações atualizadas de um “perfil digital de terras” permite a consulta de forma rápida e atualizada, de qualquer parte do mundo, da situação legal, do tamanho, recursos naturais, como também de outros produtos financeiros, como os títulos de dívidas cobiçados pelo capital de risco.
Carlos Vicente: um “homem-árvore” by GRAIN | 17 Mar 2022 É com o coração partido que nós do GRAIN anunciamos a morte de nosso irmão, colega e companheiro Carlos Vicente. Carlos segue caminhando em cada uma e cada um de nós que nele pensamos, sentimos e amamos. A Unión de Trabajadores de la Tierra na Argentina disse dele, ao saber da sua morte: "É uma semente que brotará em todos os territórios em luta". É com o coração partido que nós do GRAIN anunciamos a morte de nosso irmão, colega e companheiro Carlos Vicente. Carlos segue caminhando em cada uma e cada um de nós que nele pensamos, sentimos e amamos. A Unión de Trabajadores de la Tierra na Argentina disse dele, ao saber da sua morte: "É uma semente que brotará em todos os territórios em luta".
Não vamos morrer de sede à beira dos rios do Cerrado by TPP Cerrado | 20 Déc 2021 Como seguimento à aceitação da denúncia de ecocídio do Cerrado brasileiro e de genocídio cultural em curso contra seus povos, foi realizada nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, a primeira das três audiências temáticas da sessão Cerrado do Tribunal Permanente dos Povos sobre as violações ligadas ao acesso à água. Como seguimento à aceitação da denúncia de ecocídio do Cerrado brasileiro e de genocídio cultural em curso contra seus povos, foi realizada nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, a primeira das três audiências temáticas da sessão Cerrado do Tribunal Permanente dos Povos sobre as violações ligadas ao acesso à água.
A aliança suja entre agronegócio e grande capital financeiro é tudo, menos “verde” by GRAIN | 7 Oct 2021 Climat O financiamento verde serviria como uma forma de mostrar que as instituições financeiras são confiáveis e podem supervisionar e administrar investimentos “verdes” e “socialmente responsáveis”. Mantém o setor financeiro no controle do fluxo de recursos, para continuar extraindo bilhões de dólares em taxas e outras cobranças. O financiamento verde serviria como uma forma de mostrar que as instituições financeiras são confiáveis e podem supervisionar e administrar investimentos “verdes” e “socialmente responsáveis”. Mantém o setor financeiro no controle do fluxo de recursos, para continuar extraindo bilhões de dólares em taxas e outras cobranças.
NÃO às espoliações baseadas na natureza! by Várias organizações e redes ao redor do mundo | 27 Sep 2021 Em nota divulgada neste 2 de novembro, 257 organizações, redes e movimentos de 61 países dizem não às “Soluções Baseadas na Natureza”, um conceito de que os governos e as maiores empresas poluidoras do mundo estão vendendo na Conferência do Clima da ONU (COP26), em Glasgow, Escócia. Em nota divulgada neste 2 de novembro, 257 organizações, redes e movimentos de 61 países dizem não às “Soluções Baseadas na Natureza”, um conceito de que os governos e as maiores empresas poluidoras do mundo estão vendendo na Conferência do Clima da ONU (COP26), em Glasgow, Escócia.
Tribunal Permanente dos Povos aceita denúncia por ecodício do Cerrado Brasileiro by GRAIN | 20 Sep 2021 GRAIN como uma das organizações parte da Campanha em Defesa do Cerrado, convida a todes a conhecer a Sessão Cerrado do Tribunal Permanente. A denúncia visibiliza que o Cerrado como a savana mais biodiversa do mundo é fruto do constante manejo da paisagem por povos originários e comunidades tradicionais há cerca de 15 mil anos. GRAIN como uma das organizações parte da Campanha em Defesa do Cerrado, convida a todes a conhecer a Sessão Cerrado do Tribunal Permanente. A denúncia visibiliza que o Cerrado como a savana mais biodiversa do mundo é fruto do constante manejo da paisagem por povos originários e comunidades tradicionais há cerca de 15 mil anos.
Como a Fundação Gates está conduzindo o sistema alimentar na direção errada by GRAIN | 20 Jul 2021 Entreprises | Multimédia A Fundação Bill e Melinda Gates gastou quase US $ 6 bilhões nos últimos 17 anos tentando melhorar a agricultura, principalmente na África. Para entender melhor como a Fundação Gates está moldando a agenda da agricultura global, GRAIN analisou todos os subsídios para alimentos e agricultura que a fundação fez até 2020. Descobrimos que, embora os subsídios da Fundação se concentrem em agricultores africanos, a grande maioria de seu financiamento vai para grupos na América do Norte e na Europa. A Fundação Bill e Melinda Gates gastou quase US $ 6 bilhões nos últimos 17 anos tentando melhorar a agricultura, principalmente na África. Para entender melhor como a Fundação Gates está moldando a agenda da agricultura global, GRAIN analisou todos os subsídios para alimentos e agricultura que a fundação fez até 2020. Descobrimos que, embora os subsídios da Fundação se concentrem em agricultores africanos, a grande maioria de seu financiamento vai para grupos na América do Norte e na Europa.
Trigo Transgênico: no nosso pão, não! by Campanha permanente contra os Agrotóxicos e pela vida frente | 2 Jun 2021 O governo brasileiro pode liberar a importação e o consumo de trigo transgênico no Brasil. O produto foi geneticamente modificado para ser resistente a um agrotóxico altamente perigoso já proibido na Europa e em outros países. A aprovação também poderá abrir as portas para o plantio de trigo transgênico em outras partes do mundo, especialmente no Brasil. O governo brasileiro pode liberar a importação e o consumo de trigo transgênico no Brasil. O produto foi geneticamente modificado para ser resistente a um agrotóxico altamente perigoso já proibido na Europa e em outros países. A aprovação também poderá abrir as portas para o plantio de trigo transgênico em outras partes do mundo, especialmente no Brasil.
UPOV: O grande roubo das sementes by Alianza Biodiversidad & GRAIN | 18 Mai 2021 Semences As grandes empresas e os governos poderosos que apoiam aberrações como a UPOV não conseguem, mesmo com todo o seu poder, impô-la facilmente. A resistência popular surge por toda a parte. As grandes empresas e os governos poderosos que apoiam aberrações como a UPOV não conseguem, mesmo com todo o seu poder, impô-la facilmente. A resistência popular surge por toda a parte.
EFTA-Mercosul: mais um golpe baixo contra o clima, os direitos dos povos e a soberania alimentar by GRAIN | 10 Mai 2021 Entreprises | Multimédia Se o acordo comercial entre EFTA e Mercosul avançar, haverá impactos significativos sobre o clima, mesmo considerando apenas alguns produtos agrícolas produzidos industrialmente. Esse motivo já seria o suficiente para justificar o cancelamento do acordo. Se o acordo comercial entre EFTA e Mercosul avançar, haverá impactos significativos sobre o clima, mesmo considerando apenas alguns produtos agrícolas produzidos industrialmente. Esse motivo já seria o suficiente para justificar o cancelamento do acordo.