https://grain.org/e/6704

Como a Fundação Gates está conduzindo o sistema alimentar na direção errada

by GRAIN | 20 Jul 2021
Gates: o novo rei do sistema alimentar mundial? Imagem: A Growing Culture


A Fundação Bill e Melinda Gates gastou quase US $ 6 bilhões nos últimos 17 anos tentando melhorar a agricultura, principalmente na África. Isso é muito dinheiro para um setor subfinanciado e, como tal, tem um grande peso. Para entender melhor como a Fundação Gates está moldando a agenda da agricultura global, GRAIN analisou todos os subsídios para alimentos e agricultura que a fundação fez até 2020. Descobrimos que, embora os subsídios da Fundação se concentrem em agricultores africanos, a grande maioria de seu financiamento vai para grupos na América do Norte e na Europa. As doações também são fortemente direcionadas a tecnologias desenvolvidas por centros de pesquisa e corporações do Norte para agricultores pobres do Sul, ignorando completamente o conhecimento, as tecnologias e a biodiversidade que esses agricultores já possuem. Além disso, apesar do foco da Fundação em soluções tecnológicas, muitas de suas doações são dadas a grupos que fazem lobby em nome da agricultura industrial e minam alternativas. Isso é ruim para os agricultores africanos e ruim para o planeta. É hora de puxar o plugue da influência descomunal de Gates sobre a agricultura global.


Em 2014, a GRAIN publicou uma análise detalhada das doações feitas pela Fundação Bill e Melinda Gates para promover o desenvolvimento agrícola na África e em outras partes do mundo.[1] Nossa principal conclusão foi que a grande maioria dessas doações foi canalizada para grupos no EUA e Europa, não a África nem outras partes do Sul global. O financiamento foi majoritariamente para institutos de pesquisa, e não para agricultores. Eles também foram direcionados principalmente para a formulação de políticas de apoio à agricultura industrial, não aos pequenos proprietários.

Muito aconteceu desde então. Para começar, Bill e Melinda Gates anunciaram seu divórcio em maio deste ano, deixando o futuro da Fundação e sua concessão de verbas em dúvida. A notícia veio quando o próprio Bill Gates foi atacado por apoiar o monopólio de patentes da Big Pharma sobre as vacinas COVID-19, por prevenir efetivamente o acesso das pessoas em grande parte do mundo e por como ele trata – ou maltrata – as mulheres.[2] A agenda da Fundação com a agricultura também está sob crescente escrutínio. Um relatório de 2020 da Tufts University concluiu que seu trabalho na África falhou completamente em cumprir os objetivos que se propôs.[3] O Centro Africano para a Biodiversidade publicou uma série de relatórios denunciando a Fundação Gates por empurrar OGM e outras tecnologias prejudiciais para a África.[4] Entre tudo isso, o coletivo US Right to Know iniciou um “Bill Gates Food Tracker” para monitorar as várias iniciativas em que Gates está envolvido para remodelar o sistema alimentar global.[5]A GRAIN se perguntou se a Fundação Gates havia sido receptiva às críticas de seu financiamento para alimentos e agricultura. Portanto, decidimos atualizar nosso relatório de 2014, baixamos os registros de subsídios da Fundação disponíveis publicamente e criamos um banco de dados de todos os subsídios da Fundação na área de alimentos e agricultura de 2003 a 2020 – quase duas décadas de concessão de subsídios.[6]Os resultados são preocupantes. De 2003 a 2020, a Fundação distribuiu um total de 1130 doações para alimentos e agricultura, no valor de quase US $ 6 bilhões, dos quais quase US $ 5 bilhões devem servir a África. Não houve nenhuma mudança para tentar alcançar grupos na África diretamente, nenhuma mudança de foco para longe da abordagem tecnológica estreita e nenhum movimento para abraçar uma agenda política mais holística e inclusiva. É claro que a Fundação Gates envolve muito mais do que apenas fazer doações. O Fundo Fiduciário da Fundação, que administra a doação da Fundação, tem grandes investimentos em empresas de alimentos e agronegócios, compra terras agrícolas e possui investimentos de capital em muitas empresas financeiras em todo o mundo.[7] Estas e outras atividades de Gates na área de alimentos e agricultura, são ilustrados no infográfico que acompanha este relatório.[8]

Infográfico por A Growing Culture. Para uma visão mais aprofundada de cada categoria, visite a página do Instagram


A Fundação Gates combate a fome no Sul doando dinheiro para o Norte

O Gráfico 1 e a Tabela 1 fornecem uma visão geral dos resultados da pesquisa da GRAIN. Quase metade das doações da Fundação para a agricultura foi para quatro grandes grupos: a rede global de pesquisa agrícola do Grupo de Consórcio sobre Pesquisa Agrícola Internacional (CGIAR), a Aliança para uma Revolução Verde na África (AGRA – criada em 2006 pela Fundação Gates junto com a Fundação Rockefeller), a Fundação de Tecnologia Agrícola Africana (AATF – outro centro de tecnologia que leva a tecnologia da Revolução Verde e OGMs para a África) e várias organizações internacionais (Banco Mundial, agências das Nações Unidas, etc.). A outra metade acabou com centenas de organizações de pesquisa, desenvolvimento e políticas em todo o mundo. A Fundação Gates afirma que 80% de suas doações se destinam a servir os agricultores africanos. Porém, do financiamento para essas centenas de organizações, impressionantes 82% foram canalizados para grupos baseados na América do Norte e na Europa, enquanto menos de 10% foram para grupos baseados na África.

O colapso das ONGs financiadas pela Fundação Gates é ainda pior. Quase 90% desse financiamento vai para grupos na América do Norte e na Europa, enquanto apenas 5% é canalizado diretamente para ONGs africanas. A Fundação Gates parece ter muito pouca confiança nas organizações africanas que atendem aos agricultores africanos. Não que queiramos que a Fundação Gates envie mais de suas doações diretamente para a África se vier com a mesma agenda corporativa de agricultura industrial. Mas ilustra onde estão as prioridades da Fundação.

Por outro lado, a Oxfam gasta mais da metade de todo o seu financiamento diretamente na África e mais de um terço na Ásia e na América Latina, grande parte dele por meio de ONGs locais nessas regiões.


A Fundação Gates doa para cientistas, não fazendeiros

Como pode ser visto no Gráfico 2, o único maior recebedor de bolsas da Fundação Gates é o CGIAR – um consórcio de 15 centros de pesquisa internacionais lançado nas décadas de 1960 e 1970 para promover a Revolução Verde com novas sementes, fertilizantes e insumos químicos. A Fundação Gates concedeu aos centros do CGIAR US $ 1,4 bilhão desde 2003. Outra prioridade para a Fundação Gates em seu financiamento é apoiar a pesquisa em universidades e centros de pesquisa nacionais. Novamente, a grande maioria das doações de Gates vão para universidades e centros de pesquisa na América do Norte e na Europa. Juntas, todas essas pesquisas recebem quase metade (47%) do financiamento da Fundação Gates.[9]

O apoio da Fundação Gates para pesquisas no estilo da Revolução Verde vai além dos cientistas. Um dos destinatários mais significativos do financiamento da Fundação Gates é uma organização de defesa de alto perfil chamada Aliança para uma Revolução Verde na África (AGRA). As fundações Gates e Rockefeller lançaram a AGRA em 2006 como uma instituição “centrada no agricultor” e “liderada por africanos”. A realidade é tudo menos. A AGRA implementa uma agenda de cima para baixo da Revolução Verde com o foco principal em colocar novas sementes e produtos químicos desenvolvidos por centros de pesquisa e corporações financiados por Gates nas mãos de agricultores africanos. A AGRA estabelece, financia, coordena e promove redes de empresas de pesticidas e sementes e agências públicas para vender e fornecer insumos agrícolas para agricultores em toda a África. Também pressiona ativamente os governos africanos para que implementem políticas que favoreçam as empresas de sementes e pesticidas, como patentes de sementes ou regulamentos que permitem OGM.

A Fundação Gates doou à AGRA incríveis US $ 638 milhões desde 2006, cobrindo quase dois terços de seu orçamento geral. Mas os resultados da AGRA são desanimadores, para dizer o mínimo. Nos países onde a AGRA está ativa, a produção de culturas básicas aumentou apenas 18% nos últimos 12 anos – muito aquém da meta da AGRA de dobrar a produção. Enquanto isso, a desnutrição (medida pela FAO) aumentou 30% nesses países.[10]

Em vez de reconhecer que seus dados mostram uma falha completa em atingir seus objetivos e mudar sua abordagem de acordo, Bill e Melinda estão dobrando para baixo. No início de 2020, eles lançaram seu próprio novo instituto de pesquisa chamado “Gates Ag One”. Essa empresa afirma acelerar o desenvolvimento de novas sementes e produtos químicos e levá-los aos agricultores da África Subsaariana e do Sul da Ásia mais rapidamente.[11] Onde o instituto ficará baseado? Não na Etiópia ou no Sri Lanka, mas em St. Louis, EUA, lar da Monsanto e de outros gigantes de OGM e pesticidas.


A Fundação Gates compra influência política

De muitas maneiras sutis e não tão sutis, os subsídios da Fundação Gates são usados para pressionar os formuladores de políticas a implementarem sua agenda de agricultura industrial de cima para baixo.

Um exemplo recente é o “Diálogo de Alto Nível sobre Alimentar a África” de 2021, que foi realizado de 29 a 30 de abril deste ano.[12] Este fórum, financiado pela Fundação Gates e organizado por vários beneficiários da Fundação Gates, como o Desenvolvimento Africano O Banco, CGIAR e AGRA, pretendia lançar uma política e uma agenda de financiamento para impulsionar ainda mais a Revolução Verde na África. O evento atraiu nada menos que 18 chefes de estado africanos e várias outras personalidades de destaque. Mas, o mais notável de tudo, é que, de todas as organizações internacionais com atividades na África na longa lista de oradores do diálogo, praticamente todas são beneficiárias de Gates. O fórum foi concluído com o compromisso de dobrar a produtividade agrícola, algo que a AGRA e a Fundação Gates têm prometido e falhado em cumprir na última década e meia.

Obviamente, a própria AGRA também está promovendo ativamente a agenda política africana. A AGRA está entre os principais convocadores do Fórum da Revolução Verde da África (AGRF) anual, que se autodenomina o principal fórum mundial para a agricultura africana e tem convocado reuniões anuais na última década. Os parceiros incluem algumas das principais corporações agroquímicas globais, como Bayer, Corteva e Yara, e, claro, a própria Fundação Gates. Sem surpresa, sua agenda está claramente orientada para impulsionar as políticas governamentais no sentido de mais insumos químicos, fertilizantes e sementes híbridas. Em seu site, a AGRF tem uma seção especial que chama de sala de negócios do Agronegócio, que “facilitou diretamente mais de 400 empresas com combinação de investidores direcionada e hospedou mais de 800 empresas para explorar oportunidades de networking”.[13] Esta é claramente uma combinação de mercado que atende aos interesses corporativos, não fazendeiros.

Embora a maioria dos subsídios Gates visem a promoção de soluções tecnológicas, muitos também são orientados para a mudança de políticas. Um total de 45 doações se destina a formuladores de políticas. Por exemplo, a Iowa State University recebeu uma bolsa para apoiar a implementação de mudanças de políticas destinadas a aumentar o fornecimento de novas sementes aos agricultores na África. O Fórum Econômico Mundial recebeu uma bolsa para apoiar uma “plataforma política para inovação agrícola e desenvolvimento da cadeia de valor”, enquanto o Centro Africano para a Transformação Econômica recebeu uma bolsa para promover a transformação agrícola na África com o objetivo de reformas políticas. Além disso, a Fundação está ativamente envolvida no financiamento do projeto “Enabling the Business of Agriculture”, implementado pelo Banco Mundial, entre muitas outras iniciativas.[14]

O entusiasmo de Gates pelos OGMs fica claro por meio de seu banco de dados de doações. A Michigan State University recebeu US $ 13 milhões para criar um centro na África que oferece treinamento para formuladores de políticas africanas sobre como usar e promover a biotecnologia. A Associação de Comércio de Sementes da África recebeu uma doação para aumentar a conscientização dos agricultores “sobre os benefícios de substituir suas variedades mais antigas de safras por sementes mais novas”. A AATF conseguiu US $ 32 milhões para aumentar a conscientização sobre os benefícios da biotecnologia agrícola e outros US $ 27 milhões para financiar a aprovação e comercialização do milho OGM em pelo menos quatro países africanos. Portanto, a Fundação Gates não está apenas financiando a aceitação pública dos OGM, mas também está financiando diretamente a aprovação e comercialização de OGM na África.

Os donatários da Gates estão claramente cumprindo a agenda da Gates e influenciando a política agrícola global. Em pouco mais de uma década, a ideia de Gates na África, AGRA, conseguiu manobrar do nada direto para o centro das discussões de política agrícola em todo o continente. Da mesma forma, embora a resistência aos OGM na África permaneça alta, a AATF está conseguindo que uma legislação seja aprovada para aceitar OGM, como visto mais recentemente em Gana. É tão importante olhar para quem a Fundação Gates está apoiando quanto para quem eles não estão; Agricultores africanos. A Fundação oferece financiamento zero para apoiar os sistemas de sementes dos agricultores, que fornecem de 80 a 90% de todas as sementes usadas na África. Em vez disso, fornece muitos fundos para iniciativas que os destroem. Além disso, a Fundação Gates defende a biofortificação como uma solução para a desnutrição, tirando fundos e atenção de esforços muito mais práticos e culturalmente apropriados para melhorar a nutrição, aumentando a biodiversidade nas fazendas e o acesso das pessoas a ela.[15]

Durante a última década ou mais, a Fundação Gates doou US $ 73 milhões para iniciativas de biofortificação que visam essencialmente embalar nutrientes artificialmente em commodities de cultivo único.

Então, é claro, há o próprio Bill Gates. Sentando-se com chefes de Estado, legisladores e líderes empresariais, Gates tenta convencê-los de que sua visão de mundo é a que devemos perseguir. O mundo se acostumou com fotos dele apertando as mãos ou sentado ombro a ombro com os líderes do mundo. Na verdade, muitos desses líderes parecem muito ansiosos para aparecer nessas fotos e seguir seus conselhos. A demonstração mais recente disso foi no virtual “Leaders Summit on Climate” de Joe Biden, onde Gates compartilhou sua visão sobre como lutar contra a crise climática.[16] Sua receita para enfrentar a crise climática é muito semelhante e igualmente perigosa em relação à forma como ele deseja alimentar o mundo: desenvolver novas tecnologias, confiar no mercado e implementar políticas para que as empresas possam fazer tudo acontecer mais rápido.[17]

Gates claramente não está ouvindo ou aprendendo com as pessoas no local. Então, por que alguém deveria ouvi-lo? Em vez de ser ouvido, Gates e sua agenda de tecnologia corporativa de cima para baixo devem ser resistidos e interrompidos.


GRAIN deseja agradecer a Camila Oda e María Teresa Montecinos por sua ajuda na compilação do banco de dados e a ‘A Growing Culture’ por seus comentários sobre o rascunho e seu trabalho no infográfico.







Tabela 1: Recursos da Fundação Gates para iniciativas agrícolas por tipo de beneficiário, 2003-2021
Agência
US$ milhões
Principais beneficiários
CGIAR
1373

O CGIAR é um consórcio de 15 centros de pesquisa internacionais criado para promover a Revolução Verde em todo o mundo. Atualmente, Gates está entre seus principais doadores. Entre os principais recebedores estão: IFPRI ($ 223 milhões), CIMMYT ($ 346 mi), IRRI ($ 197 mi), ICRISAT ($ 151 mi), IITA ($ 166 mi), ILRI ($ 74 mi), CIP ($ 91 mi) e outros. A maioria dos recursos é distribuída em forma de apoio a projetos para cada um dos centros, muitos focados no desenvolvimento de novas variedades de cultivares.
Agra
638

Total de 20 recursos de apoio básico e às principais áreas temáticas da Agra: sementes, solos, mercados e incidência sobre governos africanos para promover mudanças em políticas e leis.
Organizações internacionais (ONU, Banco Mundial, etc.)
601
Banco Mundial – BIRD (US$ 192 mi); Programa Mundial de Alimentos (PMA) (US$ 99 mi); PNUD (US$ 54 mi); FAO (US$ 88 mi); Fundação das Nações Unidas (US$ 76 mi). A maior parte dos recursos distribuídos para o Banco Mundial são destinados à promoção de investimentos públicos e privados na agricultura (US$ 70 mi). O PMA recebe apoio para melhorar as oportunidades de mercado de pequenos agricultores, enquanto o subsídio ao PNUD é dedicado a estabelecer agroempresas rurais na África Ocidental. Já o apoio que a FAO recebe é alocado principalmente no trabalho estatístico e de formulação de políticas.
AATF
170
Com sede em Nairóbi, a AATF (Fundação Africana de Tecnologia Agrícola – African Agricultural Technology Foundation) é um grupo de pesquisa com uma posição abertamente favorável a organismos geneticamente modificados (OGMs) e grandes corporações. A maior parte do apoio que a organização recebe de Gates é voltada ao desenvolvimento de milho geneticamente modificado resistente a seca, projeto que já é considerado por muitos um fracasso total. Mas o grupo também recebe apoio para promover “conscientização sobre a biotecnologia agrícola para melhorar a compreensão e apreciação” e aprovar leis que permitam OGMs nos países africanos.
Universidades e Centros Nacionais de Pesquisa.
1393
Mais de três quartos de todo os recursos distribuídos por Gates para universidades e centros de pesquisa vai para instituições nos EUA e na Europa, como as Universidades de Cornell, Michigan e Harvard, nos EUA, e Cambridge e Greenwich, no Reino Unido, entre muitas outras. O trabalho que recebe apoio envolve uma mistura de pesquisa básica em agronomia, melhoramento e molecular, além de trabalhos na elaboração de políticas. Boa parte disso inclui engenharia genética. A Universidade Estadual de Michigan, por exemplo, recebeu US$ 13 mi para ajudar formuladores de políticas africanos a “tomar decisões bem-informadas sobre a utilização da biotecnologia”.
Embora, em tese, a maioria dos recursos da fundação devesse beneficiar o continente africano, apenas 11% dos subsídios voltados a universidades e centros de pesquisa são diretamente destinados a instituições na África (US$ 147 mi no total, dos quais US$ 30 mi foram para o Fórum Regional de Universidades, com sede em Uganda, criado pela Fundação Rockefeller.
ONGs de assistência
1446
A Fundação Gates entende essas organizações como agentes de implementação de sua atuação nos territórios. São grandes fundações e organizações não governamentais (ONGs) de desenvolvimento, e as atividades que recebem apoio tendem a ter um forte viés de desenvolvimento tecnológico ou foco no trabalho educacional e de formulação de políticas alinhadas com a filosofia da fundação. Exorbitantes 70% desses recursos acabam sendo destinados a beneficiários nos EUA, enquanto outros 19% vão para a Europa. As ONGs africanas recebem 4% dos recursos dedicados a organizações não governamentais (US$ 73 mi no total, sendo que US$ 36 milhões vão para grupos na África do Sul e outros US$ 13 mi, para a “Farm Concern International”, ONG com sede em Nairóbi cuja missão é construir “modelos de negócios liderados pelo mercado” para pequenos agricultores).
Empresas
244
Uma parcela relativamente pequena do financiamento distribuído por Gates vai direto para o setor corporativo. A maioria dos recursos é destinada a tecnologias específicas desenvolvidas pelas empresas em questão. Entre os principais beneficiados estão a Fundação Mundial do Cacau (US$ 31 mi), grupo corporativo que representa os maiores processadores de alimentos e cacau do mundo, e que utiliza o subsídio para aprimorar a eficiência da comercialização e da produção. A Zoetis, transnacional veterinária com sede na Bélgica, também recebe grandes valores (US$ 14 mi) para fornecer produtos veterinários a agricultores.
Total
5865



Tabela 2: Recebedores de recursos da Fundação Gates para iniciativas agrícolas, principais 10 países 2003-2021 (exceto: subsídios destinados a CGIAR, Agra, AATF e organizações internacionais)
País
US$ milhões
Principais beneficiários
EUA
1657
Os EUA recebem, de longe, o maior volume de recursos de Gates destinados a beneficiar agricultores de países pobres: US$ 1.657 mi entre mais de 400 subvenções. Entre os recebedores estão universidades e instituições de pesquisa dos EUA, que produzem pesquisa sobre variedades de cultivares e biotecnologia para agricultores na África (ex.: a Universidade de Cornell recebeu impressionantes US$ 212 mi entre 26 subsídios). Também são beneficiados grandes projetos de ONGs, voltados principalmente para o desenvolvimento de tecnologia e mercados (ex.: a Heifer recebeu US$ 51 mi para aumentar a produtividade do gado bovino e a Technoserve Inc., US$ 51 mi para impulsionar novas tecnologias), além de diversos projetos de construção de políticas e capacidades para impulsionar a agenda da fundação na África e em outros lugares.
Reino Unido
466
Total de 81 subsídios com foco em pesquisa, incluindo recursos destinados a estudos da Universidade de Greenwich sobre pragas e doenças da mandioca e outras culturas (10 recursos, totalizando US$ 73 mi), além de subsídios para a Aliança Global de Medicamentos Veterinários para Pecuária (9 subsídios totalizando US$ 169 mi), para a produção de medicamentos e vacinas para gado, vendidos pelo setor privado para agricultores africanos.
Alemanha
154
8 subsídios para a Empresa Federal Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) desenvolver cadeias de abastecimento para produtores africanos de caju e arroz, além de outros projetos (US$ 57 mi). Também há outros três recursos para a Corporação Alemã de Investimento atuar na produção africana de algodão e café (US$ 47 mi), entre outros.
Índia
98
Total de 33 recursos destinados a uma variedade de beneficiários, incluindo três para a Pradan (US$ 34 mi para a capacitação de mulheres agricultoras) e três para a BAIF (US$ 16 mi) oferecer acesso às tecnologias mais avançadas na pecuária para agricultores e agricultoras.
Países Baixos
95
A maior parte é destinada a cinco subsídios para a Universidade de Wageningen, para pesquisa agronômica sobre vagens, apoio à agricultura digital e outros projetos (US$ 57 mi)
Canadá
74
Total de 20 recursos, a maior parte destinadas a universidades para garantir a adoção de novas tecnologias, desenvolver cadeias de abastecimento comerciais de sementes de mandioca na Tanzânia e produzir vacinas para doenças pecuárias, entre outros programas
Austrália
61

Total de 24 recursos, a maioria para universidades e centros de pesquisa (incluindo US$ 30 milhões para a Universidade de Queensland), destinados ao desenvolvimento de híbridos de sorgo e feijão-fradinho para a África e ao fornecimento de gado melhorado geneticamente, entre outros programas
China
48
Principalmente para a Academia Chinesa de Ciências Agrícolas (dois subsídios totalizando US$ 33 mi) desenvolver novas variedades de arroz para agricultores de todo o mundo.
Uganda
46
A maioria destinada ao Fórum Regional de Universidades – Ruforum (dois recursos, totalizando mais de US$ 30 mi, para apoio a universidades de pesquisa agrícola na região). O Ruforum foi criado como um programa da Fundação Rockefeller em 1992 e se tornou um Fórum Regional de Universidades independente em 2004.
Quênia
43

Subsídios para a Farm Concern International criar cadeias de valor orientadas ao mercado em diversos cultivares, além de recursos para uma série de empresas do agronegócio ativas na região fazerem o mesmo.
Total entre os 10 principais países
2.742
US$ 2,7 bilhões, quase metade de todos os recursos de Gates destinados a iniciativas agrícolas, foram para beneficiários nesses 10 países: mais de 90% são países do Norte.



[1] GRAIN, “How does the Gates Foundation spend its money to feed the world?”, nov 2014. https://grain.org/e/5064
[2] Ver: Luke Savage “Bill Gates Chooses Corporate Patent Rights Over Human Lives” em Jacobin, 2021. https://jacobinmag.com/2021/04/bill-gates-vaccines-intellectual-property-covid-patents, e: Tim Schwab, “The Fall of the House of Gates?”, em The Nation, maio 2021, https://www.thenation.com/article/society/gates-me-too-divorce/
[3] Timothy A. Wise, “Failing Africa’s Farmers: An Impact Assessment of the Alliance for a Green Revolution in Africa”, Tufts University, julho 2020. https://sites.tufts.edu/gdae/files/2020/07/20-01_Wise_FailureToYield.pdf
[6] O banco de dados original de Gates está disponível no seu sítio web: https://www.gatesfoundation.org/about/committed-grants. O banco de dados da GRAIN, que reúne um conjunto de beneficiários, pode ser descarregado no seguinte endereço: https://drive.google.com/file/d/1-ItZGNKANeY00Rv-LRxotRVjStoSXyor/view?usp=sharing and https://drive.google.com/file/d/1xjg8JYU_TTa2q5VvY9Aob0o_SUOcecE6/view?usp=sharing
[7] Ver também: GRAIN, “Barbarians at the barn: private equity sinks its teeth into agriculture”, 2020, https://grain.org/e/6533
[8] Para mais informações sobre cada uma das categorias, ver a conta Instagram da GRAIN: https://www.instagram.com/grain_org/
[10] Timothy A. Wise, “Failing Africa’s Farmers: An Impact Assessment of the Alliance for a Green Revolution in Africa” Tufts University, julho 2020. https://sites.tufts.edu/gdae/files/2020/07/20-01_Wise_FailureToYield.pdf
[11] Ver: “Bill & Melinda Gates Foundation Statement on Creation of Nonprofit Agricultural Research Institute”, Seattle, 21 de janeiro de 2020. https://www.gatesfoundation.org/ideas/media-center/press-releases/2020/01/gates-foundation-statement-on-creation-of-nonprofit-agricultural-research-institute
[15] GRAIN, “Biofortified crops or biodiversity? The fight for genuine solutions to malnutrition is on,” 4 de junho de 2019: https://grain.org/e/6246
Author: GRAIN
Links in this article:
  • [1] https://www.instagram.com/grain_org/
  • [2] https://www.agrowingculture.org/
  • [3] https://www.acbio.org.za/bayer-breathing-life-gates-failed-gm-drought-tolerant-maize
  • [4] https://grain.org/e/5064
  • [5] https://jacobinmag.com/2021/04/bill-gates-vaccines-intellectual-property-covid-patents
  • [6] https://www.thenation.com/article/society/gates-me-too-divorce/
  • [7] https://sites.tufts.edu/gdae/files/2020/07/20-01_Wise_FailureToYield.pdf
  • [8] https://www.acbio.org.za/publications?search_api_fulltext=Gates&sort_by=field_publication_date
  • [9] https://www.acbio.org.za/publications?
  • [10] https://usrtk.org/category/bill-gates-food-tracker/
  • [11] https://www.gatesfoundation.org/about/committed-grants
  • [12] https://drive.google.com/file/d/1-ItZGNKANeY00Rv-LRxotRVjStoSXyor/view?usp=sharing
  • [13] https://drive.google.com/file/d/1xjg8JYU_TTa2q5VvY9Aob0o_SUOcecE6/view?usp=sharing
  • [14] https://grain.org/e/6533
  • [15] https://www.oxfam.org/en/what-we-do/about/our-finances-and-accountability
  • [16] https://www.gatesfoundation.org/ideas/media-center/press-releases/2020/01/gates-foundation-statement-on-creation-of-nonprofit-agricultural-research-institute
  • [17] https://www.afdb.org/en/events/high-level-virtual-dialogue-feeding-africa-leadership-scale-successful-innovations
  • [18] https://agrf.org/dealroom/
  • [19] https://www.oaklandinstitute.org/sites/oaklandinstitute.org/files/unholy_alliance_web.pdf
  • [20] https://grain.org/e/6246
  • [21] https://www.state.gov/leaders-summit-on-climate/
  • [22] https://www.geekwire.com/2021/bill-gates-shares-3-steps-clean-energy-economy-message-leaders-summit-climate/