https://grain.org/e/6016

Webdocumentário | Como os camponeses do Norte de Moçambique têm resistido à chegada das grandes empresas de agricultura

by Divergente | 10 Aug 2018

 
Em 2008, a crise mundial de alimentos desviou o investimento agrícola para países com terras produtivas e mão-de-obra barata. O Corredor de Nacala, uma das áreas mais férteis e povoadas de Moçambique, foi atingida em cheio. 
 
Pelo menos 38 empresas de agricultura intensiva instalaram-se na região. Milhares de camponeses foram expropriados e aguardam, até hoje, que as promessas de uma vida melhor se cumpram.
 
"Terra de todos, terra de alguns" é a nova estória da Divergente. Fomos até às aldeias de Napai II, Ruace e Nakarari, nas províncias de Nampula e Zambézia, ouvir os camponeses que ali vivem e que dizem estar a travar uma luta que parece não ter fim. Uma luta de David contra Golias.

Jogo de Forças

Na aldeia de Napai II, dezenas de homens e mulheres estão dispersos numa roda. Aguardam a chegada do administrador do distrito a quem vão apresentar as queixas que os têm consumido desde a chegada da empresa norueguesa Green Resources à região.

A resistência mora aqui

Há 19 anos, Agostinho Mcerneia desbravou à catanada o sítio onde hoje vive com a mulher e os sete filhos - a aldeia de Nakarari. Ali, recebeu 120 "refugiados" que ficaram sem tecto depois da empresa Agromoz - com capitais de origem portuguesa e moçambicana - se ter instalado na região. 

Catarse

Teresa Augusto defende que o direito à terra é um Direito Humano. Diz que não ter acesso a um pedaço de terreno para cultivar é viver na miséria. Sente-se traída pelo Governo de Moçambique, a quem chama de "pai", e convida o ministro da Agricultura a ir até a Ruace.

Os números

Um trabalho de jornalismo de dados que se baseia nos terrenos cedidos pelo Governo, a grandes explorações agrícolas, nas províncias atravessadas pelo Corredor de Nacala. Uma das conclusões é que as empresas europeias ocupam cinco vezes mais terra do que as moçambicanas.


Fontehttp://terradealguns.divergente.pt/

Author: Divergente
Links in this article:
  • [1] http://www.terradealguns.divergente.pt/
  • [2] http://www.divergente.pt/
  • [3] http://terradealguns.divergente.pt/