https://grain.org/e/5881

O Coletivo de Sementes da América Latina apresenta o documentário: Sementes, bem comum ou propriedade privada?

by ANAFAE, REDSAG, Red de Biodiversidad, Grupo Semillas, Acción Ecológica, Articulación Nacional de Agroecología, Acción por la Biodiversidad y GRAIN | 5 Feb 2018

 

Produzido em conjunto por oito organizações da América Latina e editado pela Radio Mundo Real, o documentário "Sementes, bem comum ou propriedade privada?" recolhe as experiências e lutas dos movimentos de defesa de sementes nativas e cioulas na Equador, Brasil, Costa Rica, México, Honduras, Argentina, Colômbia e Guatemala.

Os protagonistas são as sementes nativas e crioulas, nossas, nas mãos das comunidades camponesas e dos povos indígenas. O documentário trata da defesa das sementes nativas e crioulas como parte integrante da defesa do território, da vida e da autonomia como povos: a relação entre as mulheres indígenas e as sementes nativas, os fluxos das semente nas comunidades, a história da origem da milho, a gratidão e a bênção de sementes, as cerimônias maias sobre sua importância, as feiras e intercâmbios, e as experiências locais de recuperação e manejo de sementes crioulas.

Também estão presentes as lutas contra as leis de sementes, contra a UPOV 91 e contra a imposição de sementes transgênicas, a denúncia da devastação que acarretam e a resistência às pulverizações com agrotóxicos e ao avanço do agronegócio.

Convidamos você a assistir e compartilhar o documentário para continuar defendendo as sementes como patrimônio dos povos a serviço da humanidade no caminho da soberania alimentar.

O documentário está disponível em espanhol com legendas francesas, inglesas e portuguesas [1]

O Coletivo de Sementes da América Latina é composto pela la Asociación Nacional para el Fomento de la Agricultura Ecológica (ANAFAE) de Honduras, la Red Nacional para la defensa de la Soberanía Alimentaria en Guatemala (REDSAG), la Red de Biodiversidad de Costa Rica, el Grupo Semillas de Colombia, Acción Ecológica de Ecuador, Articulación Nacional de Agroecología de Brasil, Acción por la Biodiversidad de Argentina e GRAIN.

[1] Para ativar as legendas, clique no botão 'CC' na barra de ferramentas inferior do jogador.
No menu que aparece, selecione a faixa de idioma que gostaria de ver.

 

Author: ANAFAE, REDSAG, Red de Biodiversidad, Grupo Semillas, Acción Ecológica, Articulación Nacional de Agroecología, Acción por la Biodiversidad y GRAIN
Links in this article:
  • [1] http://www.anafae.org/
  • [2] http://redsag.net/
  • [3] http://redbiodiversidadcr.codigosur.net/
  • [4] http://www.semillas.org.co/
  • [5] http://www.accionecologica.org/
  • [6] http://www.agroecologia.org.br/
  • [7] http://www.biodiversidadla.org/
  • [8] https://player.vimeo.com/video/240217030